Avaliação Física com aferição do consumo máximo de oxigénio (VO2máx) - BIKETREINO

Login
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Treino





.

AVALIAÇÃO FÍSICA COM AFERIÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÉNIO (VO2MÁX)

O que engloba a Avaliação Física com aferição do consumo máximo de oxigénio (VO2máx)?
  • Avaliação do VO2máx;
  • Avaliação do VO2 ao limiar aeróbio e anaeróbio;
  • Teste de potência máxima aeróbia,
  • Análise dos limiares aeróbio e anaeróbio,
  • Avaliação da capacidade de recuperação,
  • Avaliação da relação peso vs. potência;
  • Determinação dos níveis e ritmos de treino (em pulso e em potência)
  • Avaliação antropométrica;
  • Avaliação do IMG e pregas de adiposidade;


O que é o VO2 máximo?
O VO²máx, é a capacidade que o corpo tem de absorver o volume máximo de oxigénio presente no ar que está dentro dos pulmões e levá-lo até aos tecidos, através do sistema cardiovascular para ser utilizado na produção de energia num determinado espaço de tempo.
O consumo máximo de oxigénio tem sido muito estudado e utilizado actualmente. Quando realizamos actividades de média e longa duração, necessitamos de uma grande capacidade de captar, transportar e utilizar o oxigénio, e com o aumento da intensidade de exercício, por exemplo, aumenta proporcionalmente o consumo de oxigénio pelo organismo, chegando até a um valor máximo, que será o limite de consumo de oxigénio pelo organismo, ou VO² máximo. Este demonstra o valor máximo em litros, que o coração bombeia de oxigénio, através do sangue, para o organismo num 1 minuto.
Esta é a variável fisiológica que mais reflecte a capacidade aeróbica de um indivíduo, e é utilizado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o atleta.

Porquê avaliar o VO2 máximo?
Esta avaliação determina a quantidade de oxigénio que o atleta está a utilizar durante a actividade física. Conhecendo o seu potencial respiratório, será mais fácil descobrir o seu limite e os melhores treinos para aumentar o desempenho e performance.
A medição do Vo2 máximo é útil tendo em conta que indica a capacidade de um indivíduo fornecer o oxigénio necessário para o funcionamento dos músculos, bem como a capacidade das células musculares converterem eficientemente o oxigénio em energia muscular.
Em função do valor VO2 Máx, é possível prescrever o exercício físico adequado à sua capacidade e performance cardiovascular.


CONTACTOS:
Tlm. 919 882 683
Tlf. 253 823 190
Email: geral@biketreino.pt

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal